quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Donald Trump

É o assunto mais comentado da mídia mundial. Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos, pelo colégio eleitoral daquele país. Eleito pelo partido republicano, venceu a candidata Hillary Clinton, do partido democrata.
Armas dos Estados Unidos da América. De prata, seis verguetas de vermelho; chefe de azul, pleno.
Donald John Trump deve seu sobrenome a uma alteração idiomática. Ele é neto de Friedrich Drumpf, nascido na Alemanha, e que adotou o nome de Frederick Trump quando emigrou para os Estados Unidos, atraído pela febre do ouro no Oeste. Não há até onde eu descobri, armas para esta linhagem. Sua ascendência materna, de origem escocesa, pode ser traçada. Donald filho de Mary Ann McLeod, nascida na Escócia, no clã McLeod.
Armas do Clã McLeod. De azul, um castelo de prata, aberto e iluminado de vermelho.
Mas a relação do mais polêmico presidente americano em talvez dois séculos não acaba aqui. Trump é um homem rico, e como alguns ricos, dado a certas excentricidades. Há alguns anos, o magnata comprou terras na Escócia, para construir um hotel destinado a jogadores de golfe. E para promoção e decoração do hotel, usou o seguinte logo, muito parecido com um brasão, mas não-cumpridor das regras heráldicas.

Brasonar isso é meio incômodo. Embrasonar é ainda mais, mas eu fiz o possível. A composição é de péssimo gosto e descumpre a primeira regra da heráldica. Um horror.

De prata, semeado de cifrões de ouro. Brocante, duas asnas encurtadas entre três leões sentados rampantes, tudo de ouro.
Eu não gostei, os heraldistas locais não gostaram, e quem também não gostou nadinha foi a Corte do Lord Lyon, autoridade heráldica oficial em terras escocesas. O imbróglio jurídico iniciou em 2008, e quatro anos depois o Trump International Golf Links ganhou novas armas.

Este brasão está menos pior. Analisando sem ter acesso ao documento legal da Corte de Lord Lyon, me parece que inúmeros "jeitinhos" heráldicos foram dados aqui. A qualidade da imagem também não ajuda, mas se eu tivesse de brasonar (e embrasonar) estas armas, seriam o seguinte:

Armas do Trump International Golf Links. De prata. três asnas de ouro, fimbriadas de negro, acompanhadas em chefe de duas estrelas de negro vazias do campo, e em ponta de uma águia bicéfala de negro, carregando dois bezantes de prata nas garras. Brocante, debrum de negro.

Ainda não são umas armas muito bonitas. Quase empatam com as do marido de sua adversária eleitoral, o ex-presidente William Jefferson "Bill" Clinton, concedidas em 1995, pelo Heraldo-Chefe da Irlanda, por ocasião de visita de Clinton ao país.


0 comentários:

Postar um comentário