sábado, 2 de abril de 2016

Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica

Esses dias encontrei o Grupo de Facebook do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica. Nos dois anos que morei em João Pessoa, visitei o prédio do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba em busca de alguma notícia do instituto, porém sem muito sucesso infelizmente.
Armas do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba.
O Atual Presidente do Instituto, o sr. Teldson Douetts Sarmento, parece ter iniciado em sua gestão uma tentativa de modernização deste, abraçando o século XXI e seu ícone maior até o momento, a era da informação. Espero grandes coisas deste e de todos os órgãos que passem a compartilhar conteúdo e conhecimento heráldico na Internet.

Visitando o grupo (que é público), encontrei este desenho das armas do IPGH.


Acompanha o seguinte brasão:
BRASÃO DE ARMAS DO I.P.G.H.
Escudo: de azul, seis pães de açúcar de ouro, dispostos em roquete. Chefe de ouro gotejado de vermelho.
Lema: "Fontes colamus nostros" letras de ouro sobre listel de azul.

Os seis pães de açúcar de ouro em campo de azul são os primeiros símbolos heráldicos da Paraíba, brazonado pelos holandeses. Neste escudo, representam com mais profundidade a sua origem e historia, sob o aspecto heráldico. É a alusão aos estudos heráldicos como objetivo do Instituto.
O chefe de ouro gotejado de vermelho, retrata do sangue de raças e famílias que formavam a Paraíba, muitas vezes a custa de sacrifícios e lutas. É a Genealogia na sua representação mais nobre.
O lema "Fontes colamus nostros" ou " Cultivemos nossas origens", é o apelo aos distintos propósitos da Entidade.

O Chefe, um dos conceitos mais básicos em heráldica, "ocupa a terça parte do escudo, acompanhando horizontalmente o traço superior", como cita Luiz Marques Poliano em seu "Heráldica". Este desenho está em teoria incorreto, na medida em que o Chefe ocupa mais que a terça parte do escudo, quase a metade.

Mas como nem só de corrigir vive a Heráldica, que não é só ciência mas também é arte, fica aqui também o meu desenho, onde tentei o meu melhor para reproduzir um brasão no estilo do ilustre Paulo Lachenmeyer, artista e heraldista responsável por tantos brasões do nordeste brasileiro.


0 comentários:

Postar um comentário