sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Brasonar e Embrasonar

A palavra Brasão, no meu entendimento, se refere aos itens que formam as armas, independentemente do desenho. Por isso, eu considero mais importante diferenciar brasonar de embrasonar.

Brasonar significa criar um brasão, posto que ele é o item formador das armas. Por exemplo: Se eu digo que tenho um brasão com uma cruz verde sobre um campo branco, e nos espaços deixados pela cruz eu tenho quatro Flores de Lis também verdes, eu estou brasonando, porque essa é a definição daquelas armas.

Brasonar é algo relativamente simples depois que você aprende o vocabulário próprio. Mas se você não sabe, não há mal, afinal sempre há a capacidade de embrasonar.

Embrasonar é representar visualmente o brasão. Isso pode ser feito de inúmeras maneiras. Pintura, escultura, gravação em metal, desenho, xilogravura, impressão, colorido, preto e branco, em pedra, papel, vidro... Eu poderia passar uma semana falando e não pararia de encontrar meios e materiais satisfatórios para a representação heráldica. Vamos pensar naquelas armas que dissemos antes.

De prata, uma cruz de verde, acantonada de quatro Lises do mesmo.

Vamos embrasonar.

E vamos embrasonar de novo.

Mais uma:

Só mais uma, para finalizar.
Vetor utilizado como base aqui. CC-BY-SA

Um brasão é, ou ao menos tenciona ser, algo único por si, independente da forma como esteja reproduzido. O que permite que um único brasão gere inúmeras formas diferentes de embrasonar.

0 comentários:

Postar um comentário